As doenças de pele em cães são muito comuns, podendo se manifestar na forma de “feridas” na pele, coceira pelo corpo, otites, lambedura das patas. Mas para descobrir a causa é muito importante uma investigação junto ao médico veterinário.
É necessário avaliar idade, histórico, qual é a dieta do cão, qual é a ração, se ele come algum petisco, frutas, “comida de gente”. Pois esses detalhes podem interferir na saúde da pele dos pets.
Outro fator importante é se o pet tem acesso a rua, parques, creches, ou mesmo fica em um quintal com portão onde passam outros cães, isso porque a picada de ectoparasitas como pulgas e carrapatos também causa irritação local. Podendo levar a quadros de alergia. Fazer o uso de um antiparasitário é um fator importante para prevenir doenças.
Algumas doenças de pele possuem fator genético, alimentar, emocional, tudo precisa ser levado em conta na hora da avaliação do pet.
O que não pode é ignorar e não tratar, as vezes o tutor se frustra e desiste. É natural algumas doenças apresentarem crises, recorrência, então a melhor forma é sempre estar em contato com o veterinário para que possam juntos alinhar qual o melhor tratamento e manejo.
Seguem algumas fotos de cães com doenças de pele. Se ver que o seu pet tem algo parecido, não deixe de procurar atendimento veterinário.