Você conhece os benefícios em castrar seu animal?
Você já deve ter percebido que os médicos veterinários sempre recomendam realizar a castração dos animais. Mas, porquê? Existe um bom motivo para isso? Gosto de falar para o tutor o seguinte: pergunte ao veterinário se o pet dele é castrado. Bom, ele provavelmente responderá que sim!
Quando falamos sobre castração, temos vários motivos para indicar esse procedimento. Embora, algumas pessoas pensem que castrar é modificar algo que é natural no bichinho, nós, veterinários, nos baseamos na ciência para recomendar qualquer cirurgia.
Qual o benefício para a saúde do pet?
Dessa forma, os os benefícios em castrar seu animal são inúmeros, tanto no quesito comportamental como para a saúde do seu bichinho. Considerando que todo tutor deseja que o seu pet viva muitos anos e com saúde, a cirurgia de castração contribui evitando algumas doenças.
No caso das fêmeas, quando castradas antes do primeiro cio, há uma redução significativa nas hipóteses de desenvolverem tumores de mama. Além disso, também pode ser impossível desenvolver doenças uterinas, como a piometra. A infecção no útero é uma doença grave que pode causar uma lesão renal aguda e outras consequências potencialmente fatais, quando não são tratadas a tempo.
Já os machos, quando não são castrados, tendem a demarcar território (erguer a patinha e urinar por todo canto); bem como, provocar brigar entre si por disputas territoriais ou por fêmeas; e até fugir de casa atraídos pelo odor de outras cachorras no cio. Ainda, no quesito saúde, quando são adultos, com média de 6 anos e não castrados, há grandes chances de desenvolver doenças prostáticas no animalzinho.
Portanto, castrar é uma forma de cuidar da saúde do seu pet!